Vida Plena e Meio Ambiente
por, Eliabe de Abreu Azevedo em 16/8/2011 às 07:39:50am

Vida Plena e Meio AmbienteO tema é profundo, pois vida plena é a promessa do Senhor Jesus feita aos seus discípulos e por extensão a nós, quando disse: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundancia”. João 10.10. Cabe a nós nos perguntarmos o que significa ter vida plena ou vida abundante? Com certeza pessoas diferentes respondendo a mesma pergunta dariam respostas as mais diversas.

Quero focar na promessa e afirmar que mesmo havendo significados diversos, vida plena está relacionada com a razão da nossa existência como seres humanos. Deus não nos criou por acaso, mas com propósitos bem definidos, e dentre eles, temos o de nos relacionarmos com Ele, de amarmos o nosso próximo e cuidarmos de toda a criação.

O ser criado o foi para ter com o Pai intimidade, amizade, relacionamento. No livro de Gênesis lemos que logo depois de criados os primeiros seres humanos, Deus mantinha com eles um contato normal e regular, mas com o pecado houve por parte do ser criado um afastamento de Deus, a ponto de o Pai procurar por ele indagando: “Adão, onde estás?”. Sem relacionamento com Deus é impossível se ter vida plena, mas através de Jesus podemos resgatar essa amizade rompida. Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade, e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”. João 14.6

O ser criado o foi para ter com o próximo intimidade, relacionamento, afetividade. A frase mais adequada para expressar essa verdade é amar o próximo, o que inclui respeito, justiça, verdade, dentre outras que são qualidades de caráter inerentes a Deus como ser moral, que devem fazer parte dos relacionamentos entre os seres criados.

Infelizmente temos visto nos relacionamentos muita competitividade, inveja, ciúme, e outros sentimentos ruins que ao invés de aproximar-nos uns dos outros nos afastam ainda mais. De novo somos instados a termos Deus em nossa vida, e a reproduzirmos em nossos relacionamentos o amor que vem dele para nós, pois diz a Bíblia: “Deus é amor”.

O ser criado o foi para ter cuidado com a criação de Deus. Temos aprendido que tudo foi criado para que o ser humano, imagem e semelhança de Deus, pudesse viver bem e plenamente a vida que recebera de presente do Pai. Mas vemos mau uso do solo, devastação das florestas, espécies sendo destruídas e desaparecendo do planeta, os rios e mares completamente poluídos, o que tem causado várias tragédias na natureza como as que estamos vivendo estes dias na região serrana de nosso Estado e em outras partes do Brasil e do mundo. É um grito, ou como disse Paulo, é um gemido a mais da natureza, aguardando o dia final.

Vida plena e meio ambiente são verdades bem íntimas, completamente relacionadas pelo aspecto espiritual. Mais de Deus em nós, precisa significar mais intimidade com o Pai, mas amor ao próximo e mais zelo e cuidado com a natureza que Deus nos deu.


José Maria de Souza – Pastor
Diretor Executivo da CBF
http://www.batistafluminense.org/


Não há comentários para esta novidade, seja você o primeiro a comentar!!
Deixe aqui seu comentário!

Seu nome

Comentário



Aguarde um pouco, a pagina está sendo carregada!

Aguarde um pouco, os comentários estão sendo carregados!